HenriCartoon - O Estado da Nação
O Estado da Nação…
Descobri o outro dia, por mero acaso, que o mar comunitário, em dois terços, é português. Ou seja, somos, aliás temos, um dos recursos mais estratégicos da Comunidade Europeia.
Este facto, por si só, deveria ser suficiente para que a CE apoiasse de uma forma firme e eficaz, com as devidas precauções e garantias, o desenvolvimento do nosso país, fazendo com que não só estivéssemos nos países de topo da Europa como lá permanecêssemos.
Temos também, nos Açores o mais estratégico território de todo o Oceano Atlântico. O que deveria obrigar a NATO a dotar-nos de uma força militar capaz de forma a sermos compensados pelos riscos inerentes à nossa geoestratégica situação.
Podia dar mais exemplos como estes, mas não vale a pena, o estado da Nação é este apenas porque os nossos governantes têm vindo a defender a sua passagem pelo Poder e não o poder desta Nação e os seus recursos. Somos apenas um produto da governação malparada que temos tido nos últimos 30 anos. È tempo de alguém dizer basta, mas um basta que se oiça e faça eco na Alma Lusa.
Estou como diria Pessoa: “… Ó Mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal…?”
Gil Saraiva